Reitor da IFMA Elogia EX.Prefeita de Araioses Luciana Trinta e Gastão Vieira Ministro do Turismo

quarta-feira, 23 de outubro de 2013


CURSOS DO IFMA  PODERÃO SER REALIZADOS EM ARAIOSES JÁ EM 2014

     A audiência pública concretizou  na manhã do último sábado (19/10/13) , um sonho dos Araiosenses. A audiência pública que foi realizada no auditório do colégio Ateneu São José  teve como finalidade definir os eixos tecnológicos para serem avaliados. Lembrando que esses escolhidos pela população serão analisados pela reitoria do IFMA juntamente com o corpo docente da instituição que abrangem as necessidades do nosso município. Como estes que foram mais votados:Técnico em agricultura, Técnico em informática/ Comunicação e Técnico em metalúrgica,etc.


    Com um grande publico   reunido   a audiência foi muito proveitosa e bem objetiva ,araiosenses de vários segmentos da saciedade: Professores , alunos , empresários,sindicalistas além da presença de várias  autoridades políticas locais , incluindo a presença ilustre da ex-prefeita Luciana Trinta  que deu a sua principal contribuição viabilizando  em sua administração ainda em 2012,quando foi prefeita desta cidade a conquistar do IFMA para o município de  Araioses.Grandes obras de seu Governo foi em prol da população araiosense e que sempre será lembrado e a 
IFMA com certeza foi a mais importante para todos nós.”Fato”

    Também se fez presente na ocasião (PEDRO DINIZ)Coordenador da empresa   
Universidade Estadual do Maranhão-UEMA/Darcy Ribeiro /pólo de Brejo. e coordenador Regional de Pólo na empresa e-tec Brasil,Escola Técnica Aberta do Brasil/MEC-FNDE-IFMA.

                                                       Pedro Diniz,Luciana e Reitor da IFMA Roberto Brandão

 
                 
 O professor e diretor de desenvolvimento institucional  Agenor Almeida Filho, enfatizou que a implantação do IFMA , trará além da formação de profissionais para o mercado de trabalho, a geração de emprego e renda fortalecendo assim  a economia do município de Araioses.

 Segundo o Reitor do IFMA, Francisco Roberto Brandão Ferreira ,mesmo sem a construção do  campus da Instituição Federal de Ensino em Araisoes, os cursos já serão oferecidos em 2014 , com a possibilidade de serem realizados em uma das escolas do município, já que serão oferecidos previamente apenas três cursos técnicos.

Agora chamo sua atenção para estas imagens.
    
     Depois da audiência o publico não comentava outra coisa há não ser o fato de que,a prefeita de Araioses (Valeria do Manin) que já não é mais nenhuma novidade para os araiosenses,desde seu primeiro discurso de pose ao cargo de majoritário sua assessoria lhe da uma carta para ela lê,pois a mesma não conhece a realidade do município e por isso não sabe o que falar para o povo que governa,como irá discutir por exemplo  em Brasília por melhorias para nossa cidade ou competir diante de mais de 2 mil prefeitos onde os mesmos tem que ter argumento e muito lábia pra convencer que de fato o seu município realmente é mais necessitado ou merecedor de algum projeto.







                                                             Reitor da IFMA
Danyls-slevem

PREFEITA DE ARAIOSES NÃO COMPARECE NO ENCONTRO DA ROTA DAS EMOCÕES EM PARNAIBA-PI.

terça-feira, 22 de outubro de 2013



ROTA DAS EMOÇÕES

Em solenidade na noite da ultima Sexta-Feira (18/10/2013) no Auditório da Associação Comercial de Parnaíba, o governador Wilson Martins fez a entrega de medalhas da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí.

A Ordem do Mérito Renascença do Piauí é a mais alta comenda do Estado, da qual o Grão-Mestre é o governador do Estado do Piauí. Foi instituída em 31 de Março de 1973, através do decreto nº 1588 e regulamentada pelo decreto nº 1962, de 17 de fevereiro de 1975. A Ordem Renascença é destinada a personalidades e entidades nacionais e estrangeiras que tenham se tornado dignas da gratidão, admiração e reconhecimento por parte do povo e do governo do Piauí.

O auditório ficou pequeno diante de um grande publico que se fez presente durante todo o evento,onde vários prefeitos dos três estados que fazem parte da rota da emoções, estavam presentes o Salão de Turismo da Rota das Emoções é uma realização do Sebrae nos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão, em parceria com os governos do Estado do Piauí e do Maranhão, Federação do Comércio de Bens,Serviços e Turismo do Estado do Piauí, Fecomércio; Serviço Social da Indústria, Sesi; e Federação das Indústrias do Estado do Piauí, Fiepi,(SEBRAE) que tem sido parceiro fundamental nesse processo é uma instituição que está disposta a trabalhar pelo engrandecimento dessa região.

AGORA CHAMO SUA ATENÇÃO PARA ESTA PARTE:

No Salão de Turismo funcionam três tendas, sendo uma de cada Estado da Rota, nas quais os municípios divulgam seus atrativos e potencialidades. A programação do evento inclui ainda palestras, seminários e mesas redondas, atividades nas quais são discutidos os rumos do turismo integrado na Rota das Emoções.
Mais “Pasmem” atenda de ARAIOSES não tinha nada nem mesmo um ser vivo,para atender o publico como também não tinha representante algum da cidade pois durante o evento foi lido o nome dos prefeitos que se fazem presente mais o da cidade de Araioses não compareceu, será porque não é importante ?


Para minha surpresa e de todos os araiosenses,olha quem estava na reunião a Ex.Prefeita de Araioses,(Luciana Trinta).Marcou presença também o Prefeito de Água Doce do Maranhão cidade vizinha de Araioses.E outras demais autoridades de todo território nacional.
 
     E em quanto assistimos uma partida de futebol O GLOBO REPORTER ,mostra o delta do Parnaíba,que sabemos que grande parte do que foi mostrado é nosso como a “iÍha do Caju” que pertence mais o maranhão do que o Piauí e enquanto não tiver representante do Maranhão interessado o Piauí  é que desfruta de toda nossa beleza.
Mais temos algum também para mostra que vale muito,muito mesmo,o time de Futebol.






É UMA VERGONHA.
 
Danyls-slevem

CARNAUBEIRAS PODERÁ SER UMA DAS MAIS NOVA CIDADES DOS 32 MUNICIPIOS QUE ESTÃO À ESPERA DE EMANCIPAÇÃO.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013





O Senado aprovou o projeto de lei complementar que define novas regras para a criação de municípios. O poder de criação de municípios volta a passar para os parlamentos estaduais. Com regras mais rígidas, a Assembleia Legislativa do Maranhão irá rever os pedidos que haviam sido feitos e recomeçar o trabalho de zero.

A criação de novos municípios iria dividir os repasses federais, tirando recursos do município que perderão território. Considerando que os municípios com até oito mil habitantes criados entre 2001 e 2010 em processos que ficaram subjúdice no Supremo Tribunal Federal (STF) têm orçamento anual em torno de R$ 20 milhões, a criação dos novos municípios no Maranhão arcaria com um acúmulo de R$ 640 milhões caso fossem criados os 32 municípios que estão na fila de espera. Porém, este número será revisto.

O presidente da Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional, deputado André Fufuca (PEN), comemorou muito a decisão do Congresso Nacional. “É uma vitória da população. Esse projeto surgiu de um clamor de várias comunidades. Foi aprovado e agora esperamos a sanção governamental”,pontuou.

Para Fufuca, todo o trabalho da Comissão que avaliou os pedidos de criação de município deverá recomeçar em virtude das novas regras estabelecidas pelo Congresso nacional. 

O deputado garante que os parlamentares sempre trabalharam para uma criação com responsabilidade. Segundo o presidente da Comissão, a Casa é contra uma enxurrada de emancipações em áreas que não têm a mínima condição de se desenvolver.

Abaixo a relação dos 32 municípios que estão à espera da emancipação:

Nazaré do Bruno (Caxias)
Brejinho dos Cocais (Caxias)
Moisés Reis (Codó)
Cajazeiras do Maranhão (Codó)
Novo Bacabal (Açailândia)
Brejinho (Bacabal)
Santa Vitória do Maranhão (Barra do Corda)
Ipiranga (Barra do Corda)
Santo Onofre (Santa Luzi)
Faisa da Chapada do Seringal (Santa Luzia)
II Núcleo (Buriticupu)
Palmares do Maranhão (Itapecuru-Mirim)
Alto Brasil (Grajaú)
São José das Varas (Barreirinhas)
Barro Duro (Tutóia)
Deputado João Evangelista (Zé Doca)
Carnaubeiras (Araióses) 
Novo Jardim (Bom Jardim)
Paiol do Centro (Parnarama)
Porto Santo do Maranhão (Turiaçu)
Baixão Grande do Maranhão (São Domingos do Maranhão)
Coque (Vitória do Mearim)
Morada Nova (Pindaré-Mirim)
Auzilândia (Alto Alegre do Pindaré)
Belém do Maranhão (Tuntum)
Vitória da Parnaíba (Santa Quitéria)
Jacaré (Penalva)
Castelo (Monção)
Queimadas (Santa Quitéria)
Maracanã do Maranhão (São Luís)
Maiobão (Paço do Lumiar)
São Simão do Maranhão (Rosário).


Fonte: Blog do Luiz Pablo.