O 6º ZÉ PERREIRA EM ARAIOSES DE 2014 Foi Assim.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014



                                        SWINGUEIRA
   A constatação da existência de uma diversão carnavalesca conhecida como Zé Pereira em Portugal do século XIX parece apontar para a forte influência no surgimento da brincadeira no carnaval carioca. E a parte daí se estendeu por todo o Brasil.
  A brincadeira foi criada pelo comerciante português, estabelecido no Rio de Janeiro, (José Nogueira de Azevedo Paredes), que atribui a "invenção" do Zé-Pereira, em meados do século XIX, Divulgada na maioria dos livros sobre carnaval, essa versão acabou ocultando toda uma série de influências que contribuíram para o surgimento dessa curiosa categoria carnavalesca. As raras referências sobre a tema na literatura carnavalesca são bastante desencontradas. Estas apontam o "surgimento" do Zé Pereira em 1846 (Moraes, 1987), em 1852 (Edmundo, 1987) ou em 1846, 1848 e 1850 (Araújo, 2000).
  A principal razão dessa discordância é o fato de que a categoria "Zé Pereira" só se fixaria anos mais tarde. Na segunda metade do século XIX, o termo era usado para qualquer tipo de bagunça carnavalesca acompanhada de zabumbas e tambores, etc.
ARAIOSES-MA                                      SWINGUEIRA
  Nas preliminares do Carnaval, mais precisamente 23/02/2014, no Bairro Alto São Manoel Rua Gonçalves Dias os foliões araiosenses e de demais localidades foram a rua e não tomarão conhecimento de que ano realmente surgiu a o “ZÉ PEREIRA “queriam mesmo era se divertir, antecederam com muita disposição e simpatia o carnaval que terá início este ano, no dia 1º Março e finalizando no dia 04 do corrente mês.
  Uma aliança feita entre amigos e empresários em 2008,deu se início do ZÉ PEREIRA DE ARAIOSES, tendo como inventor Emanoel da antiga Net REIS, atualmente Mult-Link Telecom ,depois do sucesso do 1º do Zé Pereira Emanuel entrega a organização a James filho do Ex.vereador Zé Carlos da SUCAM , que desde então vem promovendo o evento que cresce a cada ano, festa que tem como objetivo promover a cultura e o pré-carnaval da cidade. E desenvolver a economia local, já que temos muitos micros empreendedores ambulantes.
  A noite de ontem foi marcada por uma multidão de foliões que brincaram com paz e alegria diante das bandas locais que se fizeram presente para abrilhanta ainda mais o show, abrindo o espetáculo da noite a banda SWINGUEIRA SEM QUERE, deu início ao evento, a segunda banda a se apresentar no palco foi Forró Sensual e para fecha com chave de ouro a banda que onde passa arrasta multidões, Forró Swing Bom
                                                  SWINGUEIRA SEM QUERER                                        FORRÓ SENSUAL






                                                                      Swing Bom
 Danyls-slevem 

Diretor da Santa Rosa suspende o Informativo SINDSEPMA

segunda-feira, fevereiro 24, 2014

          Diretor da Santa Rosa suspende o Informativo SINDSEPMA

O Informativo SINDSEPMA um programa informativo, interativo, voltados aos servidores públicos municipais de Araioses. Além do caráter informativotem o papel de ser o porta voz da comunidade  de Araioses  em seus reclames. Estreou novembro de 2012, vinha fazendo a diferença na comunicação na Radio Santa. Sem explicações e justificativas o diretor Cesar Machado, suspendeu o programa após uma manifestação organizada pelo SINDSEPMA para reivindicar o 13º salário em 24/12/2013. Suposta especulações é que o mesmo vinha descontente porque o programa ao informar os servidores e a  comunidade desagradava a gestão municipalo que supostamente não   era,  e  não é de interesse de Cesar Machado e Marcio Machado que se julgam donos da emissora o que contraria  a LEI Nº 9.612, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 que criou as Rádios Comunitárias.
 Segundo o Observatório da Imprensa,“As rádios comunitárias tem um grande papel social nas comunidades em que são veiculadas por identificarem um grupo de pessoas, a partir de seus problemas locais, cultura própria e realidade social. O foco principal desse estudo é quando essas mídias preservam o interesse social vinculado à realidade local, levando a comunidade a reconhecer a rádio como sendo sua, criando uma identidade. A radiodifusão comunitária representa uma conquista dos movimentos populares em relação ao acesso aos meios de comunicação
Tais rádios apresentam diversas vantagens para a população local, desde a informação, a educação informal, sua cultura própria, a participação ativa das pessoas da comunidade e de representantes de movimentos sociais e outras formas de organização coletiva na programação, dos processos de criação e planejamento até a gestão da emissora. “Uma característica importante dessas rádios é o exercício da cidadania, representando um canal aberto à liberdade de expressão, independentemente de suas convicções políticas, credos religiosos, escolaridade, qualidade de voz etc.”
O objetivo das rádios comunitárias não é servir os interesse pessoais ou defender os interesses dos grupos políticos e sim ser  instrumento dos cidadãos e das  organizações sociais que não tem acesso aos grandes veículos de comunicação,e não os interesses de grupos políticos ou pessoais como e ocaso da Radio Comunitário Santa Rosa Fm. 
fonte: SINDSEPMA